Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Orobó


Orobó, Estado de Pernambuco


Lula destaca investimentos em ferrovias no país
Presidente visitou obras da Ferrovia Norte-Sul na semana passada. Em programa de rádio, ele falou sobre novos projetos na área
17/08/2009
Durante seu programa de rádio "Café com Presidente", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou os investimentos em ferrovias no país. Lula comentou sua visita às obras da Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis (GO), na semana passada. 

"Quando essa ferrovia foi lançada, o Sarney era presidente da República. De lá até eu tomar posse como presidente da República, foram construídos apenas 215 quilômetros e nós, hoje, já concluímos 560 quilômetros. Ou seja, nós fizemos em sete anos quase que o dobro de tudo aquilo que foi feito em 17 anos", disse Lula.

O presidente falou ainda sobre os projetos futuros para a ferrovia, e da Ferrovia Leste-Oeste, que ligará Ilhéus (BA) à Ferrovia Norte-Sul no Tocantins. "Vamos fazer um processo de integração extraordinário de ferrovias, dando competitividade aos produtos agrícolas e a outros produtos manufaturados, produzidos na região Centro-Oeste do Brasil", afirmou, acerescentando que o governo vai "dar ao Brasil, do ponto de vista de ferrovia, o que deveria ter sido construído há 20 ou 30 anos". 

Na visita, na quinta-feira (13), Lula criticou o Tribunal de Contas da União (TCU) pela paralisação de obras da ferrovia. O TCU mandou reter, em 2008, 10% do pagamento de contratos da ferrovia após encontrar irregularidades. A construção de 2,25 mil km de ferrovia faz parte das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O investimento é calculado em R$ 6,53 bilhões. 

Fonte: G1.