Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Orobó


Orobó, Estado de Pernambuco


Conheça Orobó
Orobó é um município brasileiro do estado de Pernambuco
Localiza-se a uma latitude 07º44'42" sul e a uma longitude 35º36'08" oeste, estando a uma altitude de 415 metros. 

Sua população estimada em 2004 era de 22.906 habitantes.

Possui uma área de 126,34 km². Tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, e sua festa é comemorada tradicionalmente no dia 8 de dezembro.

A ocupação inicial de Orobó deu-se por povoadores vindos de Paudalho. Destaca-se Manoel José de Aguiar, que se instalou próximo a uma fonte de água, então chamada de Olho d´Água das Bestas, pois era costume a utilização da fonte como bebedouro dos animais. Este viria a ser o primeiro nome do município.
Para desenvolver a agricultura, com destaque para a cana-de-açúcar, procederam-se as queimadas. A região passou a ser conhecida como Queimadas. A povoação começou a surgir na parte alta, sob jursidição de Bom Jardim.

Pelo Decreto-Lei 311 de 2 de março de 1938, foi efetuada uma revisão da toponímia dos municípios brasileiros, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O Município passou a denominar-se “Orobó”, devido à existência de outro município na Bahia com o nome de Queimadas. Orobó é o nome de um riacho, afluente do Rio Tracunhaém, que corta o município no sentido oeste-leste.

Fonte: Wikipedia