Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Orobó


Orobó, Estado de Pernambuco


Conheça o IPREO
Bem-vindo(a) ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Orobó, Pernambuco

O IPREO é o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Orobó, Pernambuco.

O IPREO é uma Autarquia Municipal, vinculada diretamente a  Secretaria de Administração do Município de Orobó.

Foi criado nos termos da Lei Municipal nº. 3.023, de 28 de dezembro do ano 2000, tendo com base o que estabelece a Lei Federal nº. 9.917 de 27 de novembro de 1998 e Emenda Constitucional nº. 20, de dezembro do mesmo ano.

O IPREO é responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos titulares de cargos efetivos do município de Orobó, no Estado de Pernambuco.

O IPREO tem também como responsabilidade administrativa, adotar medidas destinadas a garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Plano de Benefícios dos servidores públicos sob a responsabilidade do IPREO.

Inovação tecnológica no IPREO

No dia 02 de Setembro de 2009, o IPREO se tornou o primeiro Regime Próprio de Previdência Social da Região a disponibilizar serviços online a seus segurados, como simulação e requerimento de aposentadorias através deste website, além de outros diversos serviços que facilitam a vida dos segurados. 

Estas inovações permitem que o servidor público municipal, no conforto de seu lar, saiba se já pode, ou quando poderá, se aposentar. Se apto, o servidor pode emitir imediatamente o Requerimento de Aposentadoria e com isto, protocolar sua intenção de aposentadoria em nossa Sede. 

Estes avanços tecnológicos foram proporcionados a partir da contratação da empresa de tecnologia em gestão previdenciária BRA Consultoria & Sistemas, sediada em Olinda, Pernambuco, que desenvolve o OnyxPrev, um sistema online que automatiza a gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social.  

Administração do IPREO
O Art. 23, da Lei Municipal 842/2006, de 05 de Abril  de 2006, que trata da administração do IPREO, “Entidade Autárquica de direito público, dotada de personalidade jurídica própria", com sede e foro em Orobó- Estado de Pernambuco.

Segurados do IPREO
O Art. 8º, inciso I, da Lei Municipal 842/2006, de 05 de Abril de 2006, determina que "são segurados do IPREO: (I) o servidor público municipal titular de cargo efetivo dos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo, de suas Autarquias, inclusive de regime especial, e Fundações Públicas". 

Inscrição no IPREO
De acordo com o Art. 12, da Lei Municipal 842/2006, de 05 de Abril de 2006, "a inscrição do segurado é automática e ocorre quando da investidura no cargo". O Art. 13, determina que "incube ao segurado a inscrição de seus dependentes, que poderão promovê-la se ele falecer sem tê-la efetuado".